Alimentos Termogênicos 2018

Dicas e Informações sobre os Alimentos que são Termogênicos

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Mais uma dica para quem quer emagrecer. Se você é daquelas pessoas que, toda oportunidade para emagrecer, você aproveita, essa dica é pra você. Não, você não precisa passar fome para emagrecer. O certo, como sempre se diz, é reeducar a boquinha e comer de maneira saudável, seguindo um caminho ou o outro: baixar as gorduras de sua alimentação, ou queimá-las com exercício. Para nós que já seguimos essa dica, parece fácil, mas pra quem ainda não conseguiu reeducar o estômago, isso é um sacrifício imenso e muita gente tenta tomar atalhos: tomam shakes milagrosos, passam fome, entram em dietas mirabolantes, etc… É nesses atalhos onde reside o maior perigo para sua saúde. Não tem pra onde correr, o melhor jeito, é sempre recorrer ao nutricionista, nessas horas de dúvida, sobre qual caminho seguir.

E lembre-se sempre: menos peso na balança não é sinal de emagrecimento, pode ser sinal de perda de massa muscular, o que te tornará magro(a) e flácido(a). E quem segue dietas da moda, sabe que elas são cansativas e sempre te leva a pará-las, produzindo o famoso efeito sanfona, que não é nada bom, nem pra sua saúde, nem pra sua aparência. Para emagrecer com saúde o certo é sempre se alimentar de maneira equilibrada e não comer menos. E para fazer desse emagrecimento, positivo, fazer exercícios para queimar a gordura e criar tônus muscular. E nada melhor do que um bom exercíco para aquecer o corpo e queimar gorduras. E para te ajudar a estimular esse aquecimento, existem os alimentos termogênicos. Eles não fazem milagre, mas estimulam o aquecimento que gera a queima de gordura. Lembrando-se sempre que eles devem estar presentes, regularmente, em sua dieta, todos os dias.

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Como o nome já denúncia, esses alimentos geram calor no corpo, aceleram seu metabolismo, ou seja, aceleram a queima de gordura. Mas, repetimos, não fazem milagres. Você tem que comê-los e fazer exercícios, também. Os alimentos termogênicos podem ajudar, em torno de 10% a mais no gasto de calorias, o que pode parecer pouco, mas pra quem tem o metabolismo lento, é um grande salto, devendo-se sempre estar aliado a já citada alimentação equilibrada (e não escassa).

Existem muitíssimas opções de alimentos termogênicos para você incluir no seu cardápio. A pimenta vermelha, por exemplo, com uma pequena porção de 3 a 4 gramas por dia, na sua salada ou em pratos quentes, por exemplo, pode dar um salto de 20% no seu metabolismo. O pimentão também conta. O gengibre, com um simples pedacinho de 2cm, três vezes ao dia, cru ou como tempero, chá ou batido no seu suco. Além de refrescante e gostoso, também é termogênico.

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O vinagre de maçã, com uma colherzinha de chá duas vezes ao dia, na sua saladinha, por exemplo, também ajuda. Uma xícara de chá verde ou branco antes do café, almoço e jantar, além de suas já conhecidas vantagens, pode acelerar seu metabolismo. Eles ainda diminuem a absorção do açúcar, que pode ajudar a quem é louco por doces e pode dar uma ajuda na inibição da digestão de carboidratos, que são os que mais geram calorias, além de descongestionar o intestino. A canela, com 1 grama, duas vezes por dia, num chá, por exemplo, ou como tempero, ou com frutas ou até mesmo com queijo, também é termogênica. O guaraná em pó, com duas gramas, duas vezes por dia, também ajudam. Além deles, você pode ainda contar com a laranja, o kiwi, o seu café preto, um belo chá mate, a hortelã, qualquer alimento fonte de ômega-3 (salmão, sardinha, bacalhau e outros peixes), as algas, a soja, a brócolis, se hidratando com água de coco, a mostarda em grãos, não o condimento, os aspargos, não em conserva, naturais, a couve, a acelga, alguns derivados de chocolate, em moderação, temperos como cominho, cebola, alho e o famoso curry.

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Uma bela dica pra refrescar seu dia, é preparar um suco de duas maçãs sem casca, com um pequeno pedaço de gengibre, uma folhinha de couve, um pouco de hortelã, um talo de salsão e beber isto em jejum pela manhã. Isso acalma o fígado e o corpo funciona bem melhor. Mas vale lembrar que se deve sempre pedir a avaliação de um nutricionista, para o caso de você ser hipertenso, ter problemas do coração, estar grávida ou lactante e pessoas que tem problemas nas hemorróidas ou estômago sensível, pois o excesso de alimentos termogênicos pode gerar sintomas de cefaléia, tonturas e insônia.

Vale sempre lembrar que se deve aliar uma alimentação equilibrada com exercícios e as várias dicas que os nutricionistas dão. Você verá que esse pequeno esforço vai fazer diferença na balança. Boa sorte e saúde!

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